Sábado, 13 de Janeiro de 2007

As Grandes Rotas do Comércio Externo na Europa do séc. XIII

" E de todos os reinos e terras vêm mercadores e mercadorias à terra da Flandres".

" Mesmo de regiões distantes, como a Península Ibérica, a Itália ou a Alemanha, afluíam mercadores às Feiras da Campagne".

"A Hansa Teutónica era, pois, uma vasta associação de cidades destinada a assegurar o monopólio do comércio do Mar Báltico e, quando possível, do Mar do Norte".

"inimigos e rivais, apesar de falarem a mesma língua, Genoveses, Venezianos e Pisanos concorriam entre si nas rotas comerciais que levavam à Ásia Menor, à Siria, ao Egipto".

Com a ajuda dos textos, analisa a dinâmica dos principais centros económicos da Europa da época.

publicado por esfahistoriadores às 22:38
link | favorito
De Anónimo a 15 de Janeiro de 2007 às 19:36
As Grandes Rotas do Comércio externo difundiram-se a partir dos sécs. XII e XIII, por toda a Europa. Os princípais pontos de paragem, trocas e feiras comérciais foram: Flandres, Hansa, as cidades do norte da Itália e as feiras da Champagne. A Flandres tinha como pricipais cidades Gand, Ypres, Bruges e Donai (situádas na actual Bélgica). A Flandres era conhecida pelo seu desemvolvimento na indústria dos lanifícios (tecidos), a nivel comércial exportava produtos texteis e servia de ponto de passagem de vários produtos da Europa. A sua posição geográfica beneficiava,peles,madeira, cêra( reino da Rússia),vinho,sal,azeite(Peninsula Iberica),especiarias(Oriente),etc...
As principais cidades da Hansa eram Hamburgo,Dantzig,Riga,Colónia e Lubeque. Estas cidades acima referidas estavam ligadas há liga Hanseática, qual o objectivo era assgurar o monopólio do comércio do mar Báltico e do mar do Norte.
As principais cidades do Norte de Itália eram Génova,Amalfi,Pisa e Veneza. Estas cidades tinham um grande desenvolvimento devido à sua localização geográfica,entre o Ocidente a Norte de África e o próximo Oriente. Do Oriente chegavam a estas cidades tecídos de algodão,pedras preciosas e especiarias; de África chegavam escravos,ouro,marfim,etc...
Por fim as feiras da Champagne tinha como principais cidades Lagni,Bar-sur-Aube,Provins e Troyer. A sua localização também era priviligiada por se situar entre o Norte flamengo e a sul italiano(norte de Itália). Os mercadores eram atraídos para estas feiras devido as condições que lhes eram dadas, tais como alojamento e pagamentos de impostos. O tipo de mercadoria nestas feiras era variado,desde o trigo,o sal,a seda,a ouro,a prata, até as pedras preciosas, vindas do Oriente.


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. BOAS FÉRIAS!!!!

. MATRIZ DO TESTE

. ARTE RENASCENTISTA

. HUMANISMO

. TESTE - SUGESTÃO DE RESOL...

. A ABERTURA AO MUNDO - O C...

. RENASCIMENTO

. AS IMAGENS DA VISITA DE E...

. VISITA DE ESTUDO

. SENHORIOS E CONCELHOS

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds