Terça-feira, 2 de Janeiro de 2007

A Cristandade Ocidental face ao Islão

Depois de realizares uma pesquisa sobre o movimento das Cruzadas responde à questão:

Integra o movimento das Cruzadas no reforço da unidade e da supremacia da Igreja Católica.

www.decisivo.com.br/comendador_novo/historia/Baixa%20Idade%20M%E9dia%204.ppt -

publicado por esfahistoriadores às 16:58
link do post | favorito
De ana a 6 de Janeiro de 2007 às 17:49
O Império Bizantino ou Império do Oriente considerava-se o herdeiro directo do mundo de Roma. Constantinopla (ou Bizâncio), a nova Roma, foi erguida pelo imperador Constantino e era símbolo do esplendor deste império e também centro religioso. A rivalidade entre os bispos de Roma e de Constantinopla, deveu-se essencialmente ao facto de discordarem em alguns pormenores doutrinai, mas o que sobretudo os opunha era a recusa do patriarca bizantino em aceitar a supremacia romana. Em 1054, este processo tornou-se numa ruptura efectiva, ou seja o Papa e o patriarca, excomungaram-se mutuamente e a cristandade passou a ser apoiada a oriente, pelo Império Bizantino, existe uma igreja de língua grega que se proclama fiel aos primitivos dogmas, por isso intitula-se ortodoxa, ou seja, aquela que segue a doutrina certa; e a ocidente, apoiada pelo Sacro Império e nas monarquias em geral, existe uma igreja latina sob a defesa de Roma.
Em 1204, os cavaleiros da quarta cruzada, que tinham partido para o Oriente, com a missão de combater os muçulmanos, adquirem de assalto e saqueiam Constantinopla, motivados pela cobiça das imensas riquezas da cidade.
No ano 610, Maomet, iniciou uma intensa actividade religiosa, pois acreditava que tinha sido mandado por Deus para tirar os Árabes do pecado e conduzi-los à salvação. Maomet dedicou-se por completo á glória de Allah, e à difusão da sua palavra, foi então que fundou uma nova religião, o Islão, cujos princípios fez registar num livro, o Alcorão ou Corão. É no alcorão que estão definidos os cinco pilares do Islão: a crença num deus único, Allah, e o reconhecimento de Maomet como seu profeta, a oração, a esmola, o jejum do Ramadão e a peregrinação a Meca. Mas para alem destes princípios, também foi estabelecida aos crentes a obrigação da Jihad, a guerra santa, destinada a espalhar a fé. O legado de Maomet ultrapassou, em muito, o aspecto religioso. Os árabes que ate aí viviam em tribos dispersas uniram-se num só povo e sobre a fé da bandeira dispuseram-se a conquistar o mundo. Um século após a morte do profeta, o Islão estendia-se por uma imensa área, que abrangia três continentes e ainda mais alguns povos. Durante cerca de quatro séculos a cristandade reduziu face ao Islão, mas em 1095, a cristandade deu sinal de que tudo estava prestes a mudar.
Atendendo ao apelo feito pelo papa Urbano II, o ocidente desencadeou a primeira de uma série de grandes ofensivas militares, conhecidas por cruzadas. O objectivo das cruzadas era a libertação dos lugares santos da Palestina, que se encontravam sob o poder dos muçulmanos.
O impulso guerreiro ultrapassou as expedições à Terra Santa e fez-se sentir em todas as zonas de confluência do mundo cristão com o mundo muçulmano: na península ibérica a reconquista abancou rapidamente; no sul da Europa diminuíram as razias muçulmanas ás zonas costeiras; no mediterrâneo as embarcações cristas fizeram valer os seus direitos, retomando rotas há muito abandonadas. No século XII, a Europa ocidental tinha já recuperado o seu abatimento face ao Islão. Esperavam-se tempos de uma rivalidade mais equilibrada, com avanços e recuos para ambas as partes, contudo estavam já delimitadas as áreas de influência das duas religiões: o ocidente era cristão e o oriente era muçulmano.


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. BOAS FÉRIAS!!!!

. MATRIZ DO TESTE

. ARTE RENASCENTISTA

. HUMANISMO

. TESTE - SUGESTÃO DE RESOL...

. A ABERTURA AO MUNDO - O C...

. RENASCIMENTO

. AS IMAGENS DA VISITA DE E...

. VISITA DE ESTUDO

. SENHORIOS E CONCELHOS

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds