Domingo, 25 de Fevereiro de 2007

SENHORIOS E CONCELHOS

A origem dos domínios senhoriais remonta à Reconquista, à apropriação de terras vagas pela expulsão dos muçulmanos - presúria - pertencendo ao rei a sua maioria (reguengos). Em resultado de grandes doações à nobreza e clero, os reguengos foram-se reduzindo, designando-se por honras as terras pertencentes à nobreza e coutos se fossem senhorios da Igreja.

A área por excelência dos senhorialismo nobre é o Norte Atlântico, configurando-se o Centro e Sul do país como as áreas dos grandes senhorios da Igreja.

Estas áreas territoriais projectam-se em organizações económico-sociais, mais ou menos extensas, cujo detentor exerce poderes, não só sobre a terra, mas também sobre os homens nela residentes. No caso português, as constantes preocupações com a guerra e defesa das fronteiras, afastaram os reis da organização administrativa do Reino, conduzindo ao crescimento do senhorialismo privado pela obtenção de recompensas de serviços vassálicos prestados ao rei, sob a forma de dotações territoriais que retribuíam os cargos públicos - honores, ou através da conquista ou tomada directa, como é o caso dos infanções, que detinham as tenências de terras e alcaidarias dos castelos e que tomaram nas suas mãos o exercício da autoridade pública, em beneficio próprio, ascendendo muitos deles a rico-homens .

O poder dos senhores, assenta não só no poder dominial (fundiário), mas também no poder militar e controlo económico sobre o território pela cobrança de banalidades. Este poder afirma-se e dissemina-se nas mãos dos grandes e pequenos poderes locais e alargando-se através das crescentes exigências fiscais, administrativas e judiciais que constituem factor de prestígio e enriquecimento.

Em resultado das grandes doações régias e de legados, os grandes senhorios monásticos, situados sobretudo no Centro e Sul do país, constituem os maiores domínios fundiários, com destaque para as ordens monacais e ordens religiosas e militares, que se destacaram pela sua acção de fomento do povoamento e exploração e valorização da terra.

Por concelho designa-se um território variável em extensão, composto por comunidades de homens livres, cujos privilégios estavam consignados nas cartas de foral. A sua autonomia, político-administrativa advém do reconhecimento efectuado pelos monarcas e senhores que necessitavam de repovoar o interior e o sul do país, durante e após o período da reconquista, dividindo-se em dois grandes grupos: o dos concelhos rurais e urbanos. Os primeiros derivam do aforamento colectivo de uma parcela menor ou maior de um território, cuja autonomia se vislumbra nas cartas de povoação, pela referência a um magistrado dotado de poderes jurisdicionais; os segundos obedecem a uma organização tipo, cujo desenvolvimento condiciona a própria estrutura fixada nas cartas de foral.

A administração do concelho competia aos vizinhos, que eram todos os homens livres, maiores de idade que habitavam na área concelhia, que nela trabalhavam ou eram proprietários. A sua administração era pois comunitária, distinta da do senhorio, que pertencia a um único titular. Assim, desta forma, se configura a distinta organização económico-social do país, complementando o país rural e senhorial com o país concelhio.

publicado por esfahistoriadores às 23:51
link do post | comentar | favorito
|
10 comentários:
De Carolina Albuquerque a 27 de Fevereiro de 2007 às 21:22
Mas este texto até parece que foi feito por um profissional...(mas que aluno é que o terá elaborado...????!!!!) eh eh eh!!!

Pessoal, faltam 21 dias para a visita de estudo!!!!!!!!!! Até lá, resta-nos mesmo...hmmm...ESTUDAR!!!!!=(

Dr. Sidónio, vamos todos ter 20 no próximo teste! =)


De Andreia Geraldo a 28 de Fevereiro de 2007 às 18:36
Muito obrigada doutor.. assim escuso de fazer o resumo!! eheh ..
Estou a brincar..mas agradeço na mesma porque já foi uma grande ajuda...


De Adelino Ferreira a 3 de Março de 2007 às 21:00
O texto está sem dúvida bem redigido!Só não consegui perceber muito bem aquela parte que nos chama à atenção para dois grupos distintos, o dos "concelhos rurais e urbanos"!Obrigado.AF


De filipa amaral a 7 de Março de 2007 às 02:59
Olaah =)

Sei que já é um bocadinho tarde e que voçes já devem tar todos na caminha .. e a verdade é que eu também lá devia estár, mas enfim!!

Estava aqui na net e decidi passar aqui só para o Doutor ter a certeza que venho cá ;) lol!

Óh Doutor a parte dos concelhos vou estudar toda por aqui (acho que é o suficiente!!), por isso n invente, e não ponha outra coisa qualquer no teste ;) lool!!

A parte dos senhorios ja sei toda =) tava a ver que não!!! mas enfim!!

Bem, vo ver se inda leio o conto para Inglês, se não a Doutora da-me nas orelhas!!

Xau, Beijinhuuxx***

PS-Já agora, é normal a letra ficar tão clarinha quando escrevo??!lloool!!
Oh não liguem, que isto deve ser do sono e já estou parvinha outra vez =D **


De filipa amaral a 7 de Março de 2007 às 03:04
a letra só fica clarinha quando escrevo aqui!!!!

Ai isto é tão fiiixxeeee =)))
Posso-m por aqui a comentar tudo??!
Ai curti mesmo bue!!

Eu peço desculpa pelos erros, mas é que eu venho do msn, e já não sei escrever bem no teclado =S lool!
Ai eu tenho de "bazar" !!!!

Vá ... XAU!


De O monarca a 8 de Março de 2007 às 22:30
Bom trabalho para o teste...e que tenham inspiração divina...ahhh..


De Carolina Albuquerque a 9 de Março de 2007 às 17:30
Pessoal, já passou a nossa tortura!!!

Enquanto nós ontem estudávamos, até aposto que o Dr. Sidónio esteve sentadinho no sofá a ver o Benfica e a beber uma cerveijola...enfim, a ver uns rapazitos de calções a não acertarem na baliza...eh eh eh

Concelhos e Senhorios, lá nos encontraremos no teste global ou no examezito...

E faltam...11 dias!!!!

Bom fim-de-semana!




De Fausto Correia a 9 de Março de 2007 às 21:53
ACABOU o stress dos testes de História! Finalmente! Pena que o SLB tenha perdido mas isso resolve-se.
Espero que tenham todos boas notas!!:)
Abraços para todos.
Fausto Correia


De Luisa a 11 de Março de 2007 às 21:43
ai agora que ja fiz o teste de historia e que ja tenho tempo pa vir comentar posso dizer que o nosso professorzinho tem feito 1 grande trabalho.....:) obrigada doutor!!!!!!!! bjnhux****


De nádia aurora a 18 de Março de 2007 às 16:27
ai.......ja só falta um dia...pa viagem do ano!!!!!!!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. BOAS FÉRIAS!!!!

. MATRIZ DO TESTE

. ARTE RENASCENTISTA

. HUMANISMO

. TESTE - SUGESTÃO DE RESOL...

. A ABERTURA AO MUNDO - O C...

. RENASCIMENTO

. AS IMAGENS DA VISITA DE E...

. VISITA DE ESTUDO

. SENHORIOS E CONCELHOS

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds